Ação, Ações, Stocks, Bovespa, Mercado Financeiro, Opções

Mural de noticias da Alpha Fintec

Reuters: Bolsas da Europa ficam divididas com bancos centrais e novas sanções dos EUA
As bolsas de valores europeias fecharam sem direção nesta quinta-feira, com o radar nas declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, ao fim da reunião do Conselho. As novas sanções impostas pelos Estados Unidos para duas empresas de tecnologia da Rússia e da Coreia do Norte também despertaram novamente a cautela para um conflito comercial. Ao final, o índice Stoxx Europe 600 ficou em queda de 0,15% a 376.52 pontos. O BCE deixou sua principal taxa de empréstimo em 0%, enquanto a taxa sobre depósitos durante a noite no banco central permanece em menos 0,4%.

As bolsas de valores europeias fecharam sem direção nesta quinta-feira, com o radar nas declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, ao fim da reunião do Conselho. As novas sanções impostas pelos Estados Unidos para duas empresas de tecnologia da Rússia e da Coreia do Norte também despertaram novamente a cautela para um conflito comercial.

Ao final, o índice Stoxx Europe 600 ficou em queda de 0,15% a 376.52, em Londres; o FTSE-MIB (Milão) recuou 0,56% aos 20.846; o Ibex 35 (Madri) ficou em alta de 0,24% a 9.329; o DAX 30 (Frankfurt) subiu 0,19% aos 12.055; o CAC 40 (Paris) ficou em queda de 0,08% a 5.328; e o PSI-20 (Lisboa) ficou em alta de 0,15% a 5.315.
Tesouro Direto Taxa Zero 300×250

Pesou no humor dos investidores da região as medidas anunciadas pelo BCE, no comunicado do Conselho ao fim da reunião. Além disso, outros dois bancos centrais também divulgaram as políticas monetárias.

O BCE deixou sua principal taxa de empréstimo em 0%, enquanto a taxa sobre depósitos durante a noite no banco central permanece em menos 0,4% e a taxa na facilidade permanente de empréstimo permanece em 0,25%. O BCE repetiu que espera que as taxas permaneçam nos níveis atuais pelo menos até o verão de 2019.

A autoridade monetária também disse que planeja reduzir o tamanho de suas compras mensais de títulos de € 30 bilhões para €15 bilhões em outubro, completando as compras em dezembro.

Ainda por lá, as ações de tecnologia recuaram com as novas sanções impostas pelos Estados Unidos para empresas da Rússia e da Coreia do Norte.

Conforme escreveu a agência Reuters, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou as empresas de tecnologia que, segundo Washington, são empresas de fachada para a Coreia do Norte, gerando receitas ilícitas para os programas de armas de Pyongyang.

O Tesouro disse que a Yanbian Silverstar Network Technology Co. Ltd. e uma empresa irmã estabelecida em Vladivostok, Rússia, chamada Volasys Silver Star, são administradas e controladas pelos norte-coreanos e estão ganhando milhões de dólares pelo regime de Kim Jong-un.

As sanções vêm à medida que o governo Trump expressa crescente frustração com o que diz ser um abrandamento na aplicação de sanções pela Rússia e China em meio a paralisadas negociações nucleares entre a Coreia do Norte e Washington.

As sanções dão peso aos alertas de autoridades dos Estados Unidos sobre programadores da Coreia do Norte infiltrando empresas de tecnologia ocidentais por meio de desenvolvimento de software contratado. Esses esforços, em contravenção às sanções das Nações Unidas e dos Estados Unidos, dão a Pyongyang uma crescente fonte de receita e representam um risco de segurança crescente, de acordo com funcionários da inteligência e analistas do setor privado.

De outro lado, a Volkswagen anunciou na quinta-feira que vai encerrar a produção do famoso Beetle em 2019.

Hinrich J. Woebcken, presidente e executivo-chefe do Volkswagen Group of America, disse: “À medida que passamos a ser uma montadora de linha completa nos Estados Unidos e aumentamos nossa estratégia de eletrificação com a plataforma MEB, não há planos imediatos para substituí-lo.”

De volta aos mercados, as ações da Natixis KN subiram 4%, depois que o banco francês disse que estava planejando a venda de empresas de varejo .

No lado negativo, as ações DHER da Delivery Hero AG, queda de 3,71% depois que a empresa de pedidos de alimentos divulgou os resultados do primeiro semestre.

Indicadores

Na Alemanha, os preços ao consumidor ficaram 2,0% acima em agosto de 2018 do que em agosto de 2017. A taxa de inflação – medida pelo índice de preços ao consumidor – alcançou a marca de dois por cento pelo quarto mês consecutivo. Em comparação com julho de 2018, o índice de preços ao consumidor subiu 0,1% em agosto de 2018. O Departamento Federal de Estatística (Destatis) confirma os resultados globais provisórios de 30 de agosto de 2018. Em comparação com julho de 2018, o índice de preços ao consumidor subiu apenas 0,1% em agosto de 2018.

Na França, em agosto de 2018, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuperou para + 0,5% ao longo de um mês, depois da retração em julho. Essa recuperação veio de um aumento sazonal nos preços de produtos manufaturados (+ 1,1% após -2,8%) depois das vendas de verão na região metropolitana. Com ajuste sazonal, os preços ao consumidor desaceleraram para + 0,1%, após alta de 0,3% em julho. Os dados são do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos.