A??o, A??es, Stocks, Bovespa, Mercado Financeiro, Op??es

Mural de noticias da Alpha Fintec

Estadão: Ibovespa bate recorde de fechamento pelo 5º dia seguido com balanço da Vale e alta em NY
No fechamento desta sexta-feira (31), o Ibovespa avançou 0,51%, aos 149.540,43 pontos. As atenções do mercado estiveram em falas de dirigentes do Fed nos Estados Unidos e na taxa de desemprego no Brasil. A alta nos índices de ações em Nova York e o balanço sólido da Vale no terceiro trimestre ajudaram a impulsionar o índice. As ações da mineradora avançaram 2,27%.

No fechamento desta sexta-feira (31), o índice avançou 0,51%, aos 149.540,43 pontos. As atenções do mercado estiveram em falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos e na taxa de desemprego no Brasil.

A alta nos índices de ações em Nova York e o balanço sólido da Vale (VALE3) no terceiro trimestre ajudaram a impulsionar a principal referência da B3 hoje. As ações da mineradora avançaram 2,27%.

Entre as commodities, o minério de ferro fechou em queda de 0,56%. O petróleo, por sua vez, subiu 0,68% no barril do tipo WTI e 0,62% no barril do tipo Brent.

Ao mesmo tempo, o fortalecimento do mercado de trabalho retratado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta manhã trouxe leituras distintas. De um lado, o aquecimento dá margem para continuidade do aumento do consumo. De outro, pode afastar as poucas apostas de queda da Selic em 2025.

A taxa de desocupação atingiu 5,6% no trimestre terminado em setembro, repetindo o nível do trimestre concluído em agosto. Assim, manteve-se no menor resultado de toda a série histórica da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de 5,6% ficou ligeiramente acima da mediana encontrada na pesquisa do Projeções Broadcast, de 5,5%, cujo intervalo era de 5,4% a 5,8%.

Segundo o economista André Perfeito, “a Pnad foi uma ótima notícia e temos que comemorar”, mas ele faz ponderações. De acordo com o especialista, a persistente elevação do rendimento médio real sugere que a inflação de serviços — mais intensiva em mão de obra — deve permanecer sob pressão, uma vez que o custo está em alta.

Em paralelo, o dólar hoje avançou ante outras moedas de economias desenvolvidas. No câmbio local, a moeda americana fechou em queda de 0,02% cotada R$ 5,3803.